A imprensa e o desenvolvimento cultural do povo brasileiro.

  • Vera de São Paulo
Palavras-chave: Comunicação. Imprensa

Resumo

As dificuldades da receptividade dos programas educativos se deve à linguagem
de elite empregada e à falta de motivação para as aulas ministradas. Por outro
lado, dentre os meios de comunicação, a televisão é que preenche mais facilmente a
função de divertir, embora no meio rural ela seja superada pelo rádio. A comunicação
de m assa atua sobre os adolescentes e as crianças, sendo maior a, responsabilidade dos
profissionais que atuam em função desses grupos etários. As campanhas de educação
popular devem esta vinculadas a atitudes condizentes das autoridades, a fim de não se
tomarem inócuas. A imprensa política raramente consegue alcançar as massas, a
não ser as colunas especializadas que têm um caráter de confidenciais.

Referências

1. AGUIAR, Wilson Almeida de. A televisão no desenvolvimento cultural da massa. Revista Brasileira de Comunicação 1 (1) :23-40, mar. 1968.
2. CARNEIRO, Luís Orlando. Jornal do Brasil 2 out. 1969, 1.° cad., p. 4.
3. CICLO DE ESTUDOS SOBRE SEGURANÇA NACIONAL, 2.°. Rio de Janeiro. A s informações e a segurança nacional. Rio de Janeiro, Associação dos
Diplomados da Escola Superior de Guerra, 1966.
4. COSTA PINTO, Carlos Alberto da. Os jornalistas, a imprensa e a emancipação nacional. In: Congresso Nacional de Jornalistas, 6.°. Belo Horizonte, 1955.
Anais. Belo Horizonte, 1955, p. 67.
5. HATTWICK, Melvin S. Psicologia y publicidad rentable. Barcelona, Ed. Hispano Europea, 1969, p. 485.
6. JOBIM, Danton. D iário da Tarde, Belo Horizonte 16 jun. 1970, 1.° cad., p. 14.
7. MELO, José Marques de. Comunicação, opinião, desenvolvimento. Petrópolis, Vozes, 1971.
8. A elite e os meios de comunicação. Revista Cultural Vozes 64 (4) :51-59, mai. 1970.
9. MESQUITA, Ruy. A imprensa é o mais importante dos poderes. O Estado deSão Paulo 9 set. 1969, 1.° cad., p. 17.
10. PEDREIRA, Fernando. O poder da imprensa. O Estado de São Paulo 24 jan.1971, 1.° cad., p. 4.
11. PETERSON, Theodore Bemard et al. As funções sociais dos meios de comunicação.
São Paulo, 1970, f. 9. '
12. IV Congresso Latino-Americano de Imprensa Católica. O Estado de São Paulo. 15 jul. 1969, 1.° cad., p. 17.
13. SERRA, Adolfo. Papel social da imprensa. In: Congresso Nacional de Jornalistas,7.°. Rio de Janeiro, 1957, v. 2, p. 472-474.
14. SWINTON, Stanley. Jom al do B rasil 31 dez. 1969, 1.° cad., p. 7.
Publicado
27-07-2020
Como Citar
SÃO PAULO, V. A imprensa e o desenvolvimento cultural do povo brasileiro. REVISTA ELETRÔNICA DA ABDF, v. 4, n. 1, p. 112-124, 27 jul. 2020.
Seção
Vale a Pena Ler de Novo