Brinquedoteca e o englobar de fontes de informação
práticas do bibliotecário e a atuação baseada em evidências
Resumo
Introdução: possibilidades da mediação da informação na brinquedoteca compõem o interesse deste estudo. Objetivo: averiguar as possibilidades de mediação da informação em brinquedotecas públicas ou hospitalares. Metodologia: situa um estudo qualitativo de caráter descritivo-exploratório e que se verifica-se o elemento mediação e informação na ambiência da brinquedoteca. Resultados: nota-se um promissor e afluente território da Representação do Conhecimento e, desencadeia ações culturais, tecnopedagógicas e linguísticas. Conclusões: o amplo estoque informacional da brinquedoteca é area de atuação do bibliotecário. O profissional dever se apropriar da brinquedoteca e estabelecer forma de conhecimento, projetando expressões e práticas leitoras, infomemoriais, artísticas e lúdicas. Dessa forma, buscam-se ações e políticas sociais voltadas à comunidade e aos grupos em condição de vulnerabilidade social e que contribuam para uma transformação social e melhoria na qualidade de vida da população focalizada.