Curso de Bacharelado em Biblioteconomia na modalidade a distância: relato da experiência da Universidade Aberta do Brasil/CAPES
Resumo
A educação na modalidade a distância é uma opção para a formação de pessoas que, por diferentes motivos, optam por frequentar cursos que não exijam sistemáticos deslocamentos físicos ou exigências de horários rígidos, possibilitando a quem vive geograficamente distante dos grandes centros frequentar cursos de graduação de qualidade, transcendendo os limites de tempo e espaço. No Brasil, algumas iniciativas foram inicialmente implementadas por instituições de ensino superior privadas, sendo a oferta pelas Instituições Públicas de Ensino Superior (IPES) conduzida pela Universidade Aberta do Brasil (UAB)/Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), em parceria com o Conselho Federal de Biblioteconomia (CFB) consistindo em um marco na busca de assegurar a expansão qualitativa desta formação. A finalidade do Curso é fomentar e expandir a formação de profissionais bibliotecários no País, bem como garantir um padrão nacional de qualidade à sua formação, assegurando, ao mesmo tempo, sua excelência quanto ao domínio dos fundamentos e conhecimentos da Biblioteconomia e a articulação destes aos de outros domínios do conhecimento. O Curso contribui para o fortalecimento do ensino público no País, bem como atende as demandas dos polos de educação a distância do Sistema UAB no que se refere a sua função de espaço educativo para o desenvolvimento descentralizado de atividades pedagógicas e administrativas relativas aos cursos ofertados na modalidade a distância. O desafio foi lançado, cabe a todos os envolvidos: coordenadores de curso, coordenadores UAB, coordenadores de polos, professores, tutores, monitores, alunos e instituições envolvidas fazerem com que este projeto tenha êxito. É um trabalho coletivo em que a UAB, o CFB, a ABECIN e as IPES que ofertam e ofertarão o Curso estão unidos para prover a qualidade que se espera e deseja em relação a formação em Biblioteconomia no País.
Referências
BRASIL. Lei n°12.244, de 24 de maio de 2010. Dispõe sobre a universalização das bibliotecas nas instituições de ensino do País. 2010. Disponível em:
BRASIL. Projeto de Lei do Senado n°28, de 2015. Institui a Política Nacional de Bibliotecas. 2015. Disponível em:
CADERNO PNLL. Brasília: MINC, 2014. 38p. Disponível em:
CAPES/UAB. Projeto Pedagógico do Curso Bacharelado em Biblioteconomia na modalidade a distância. Brasília, 2018. 57p.
IFLA/UNESCO. Manifesto IFLA/UNESCO para biblioteca escolar. The Hague: IFLA, 2000. Disponível em:
IFLA/UNESCO. Manifesto IFLA/UNESCO sobre bibliotecas públicas. The Hague: IFLA, 1994. Disponível em:
OLIVEIRA, Marlene; CARVALHO, Gabrielle Francinne; SOUZA, Gustavo Tanus. Trajetória histórica do ensino da Biblioteconomia no Brasil. Informação & Sociedade: Estudos, João Pessoa, v.19, n.3, p.13-24, set./dez. 2009. Disponível em:
SNBP - Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas. Informações das bibliotecas públicas. Brasília, MinC, 2018. Disponível em: