Gerenciamento de riscos de bens culturais

  • Tiago Cesar da Silva
Palavras-chave: Gestão de risco. Acervos bibliográficos - preservação. Gestão de bibliotecas.

Resumo

O artigo propõe-se a pensar o gerenciamento de risco com ênfase no planejamento, para isso foi feita a análise de ferramentas utilizadas em processos de gestão de risco. O estudo trata-se de uma pesquisa documental, na qual foram consultados planos de gerenciamento de risco desenvolvidos por instituições culturais nacionais e internacionais. Da análise do corpus foram identificadas as seguintes ferramentas de avaliação de risco das coleções documentais: a Tabela de Atributo de Valor, o Índice MR e a Tabela ABC, identificado quais instituições a utilizam e quais as suas aplicabilidades. Constatou-se que somente com a adoção de ferramentas adequadas e a feitura de planos de gerenciamento de risco as instituições irão proteger seus bens culturais de eventos de grande magnitude, chamados de catastróficos, mas também dos eventos cumulativos, aqueles que degradam dia a dia as peças ou os suportes. Em adição, recomenda-se uma definição de periodicidade das ações de planejamento de gestão de risco de bens culturais nas instituições e a consequente publicação dos resultados, visando a criação de um compromisso institucional de apoio.

Referências

ARQUIVO NACIONAL (Brasil). Equipe de Conservação. Gerenciamento de riscos: do planejamento à execução. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2019. ‒ (Publicações Técnicas; 61). Disponível em: http://www.arquivonacional.gov.br/images/ASCOM/MANUAL_GERENCIAMENTO_RISCOS__2019_DIGITAL_MIOLO_online.pdf . Acesso em: 7 ago. 2020.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR ISO31000: Gestão de Riscos. Rio de Janeiro, 2018.

FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ. Casa de Oswaldo Cruz. Relatório de divulgação dos resultados do primeiro ciclo de aplicação da metodologia de gestão de riscos para o patrimônio cultural da Fiocruz. Rio de Janeiro: Fiocruz-COC, 2020. Disponível em: https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/42316/10/Relat%c3%b3rio%20Final%20GR_vers%c3%a3o%20Arca_16jul2020.pdf . Acesso em: 5 ago. 2020.

HOLLOS, Adriana. PEDERSOLI JR., José Luiz. Gerenciamento de riscos: uma abordagem interdisciplinar. Ponto de Acesso, Salvador, v. 3, n. 1, p. 72-81, abr. 2009.
ICCROM. Guia de gestão de riscos para o patrimônio museológico. Disponível em: https://www.iccrom.org/sites/default/files/2018-01/guia_de_gestao_de_riscos_pt.pdf . Acesso em: 15 jul. 2020.

Risk Management Guidelines, Companion to Austrália/ New Zealand Standard – AS/ NZS 4360:2004;

SPINELLI, Jayme Junior; PEDERSOLI Jr., José Luiz. Biblioteca Nacional: plano de gerenciamento de riscos: salvaguarda & emergência / Jayme Spinelli, José Luiz Pedersoli Jr. – Ed. rev. – Rio de Janeiro: Fundação Biblioteca Nacional, 2010.
Publicado
26-11-2020
Como Citar
SILVA, T. C. Gerenciamento de riscos de bens culturais. REVISTA ELETRÔNICA DA ABDF, v. 4, n. Especial, p. 433-447, 26 nov. 2020.