O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

A Revista poderá compreender as seguintes seções, publicadas na medida em que houver conteúdo submetido, apreciado e aceito pelo Comitê Editorial:
• EDITORIAL – espaço do editor, para apresentação de questões acerca do fascículo ou de temas da área de informação.
• ENTREVISTAS – entrevistas para divulgação de trabalhos, ações ou conhecimentos vinculados à informação, ao movimento associativo ou a outros temas da área.
• ARTIGOS – textos inéditos com autoria identificada e temas relacionados à área de informação, de natureza técnico-científica ou de relato de experiência.
• PROJETOS DE INFORMAÇÃO – apresentação de pesquisas ou projetos inovadores ou de relevante valor social para a área de informação, arquivos, bibliotecas, museus ou unidades de informação.
• VALE A PENA LER DE NOVO – republicação de textos da Revista de Biblioteconomia de Brasília, considerados de interesse para os profissionais da área, em conformidade com a legislação de direitos autorais.
• COLUNA "O LIVREIRO" – resenhas sobre livros, filmes ou outros veículos/formatos de comunicação, técnicos/científicos ou literários/artísticos, que possuam como foco o prescrito no escopo da Revista.
• ESPAÇO DO ASSOCIADO – espaço aberto para manifestações livres e identificadas dos associados acerca da ABDF ou de temas relacionados ao escopo, notícias, divulgação de trabalhos técnicos, revisões e/ou artigos de opinião,
divulgação de trabalhos de literatura, pintura, fotografia, voluntariado ou outras manifestações.
• ESPAÇO DA DIRETORIA – contempla normas emanadas pela diretoria, relatórios de gestão, divulgação das atividades, prestação de contas e comunicações e outros tópicos relacionados à administração da Associação.

Para envio de proposta de publicação de texto nas seções deve-se atender às seguintes normas:
• Utilização da NBR 6022:2018 Informação e documentação – Artigo em publicação periódica técnica e/ou científica – Apresentação como orientação de ordenação dos conteúdos, sem a necessidade de apresentação de resumos, mas incluindo as palavras-chave no idioma do artigo.
• Apresentação dos originais na versão definitiva.
• O texto deve ser submetido no template da Revista em formato Word, entre 10 e 15 páginas (incluindo notas e referências bibliográficas), papel A4 (21 x 29,7 cm), em Times New Roman, corpo 12, com espaçamento entre linhas de 1,5, parágrafo de 1 cm em relação à margem esquerda; margens justificadas e normais (2,5 cm inferior e superior; 3 cm direita e esquerda).
• Na primeira página do texto devem ser incluídas apenas as seguintes informações:
        - Título do artigo apenas com a primeira letra maiúscula, centralizado, em negrito, com a fonte 14;
        - Duas linhas abaixo do título, nome completo dos autores na forma direta, formação acadêmica, filiação institucional, endereço eletrônico de contato, endereço postal e telefone.
        - Indicação de três a cinco palavras-chave em português e, se for o caso, no idioma original, separadas por ponto e vírgula.
• O corpo do artigo deve ser incluído em páginas posteriores, sem identificação de autoria, apenas com título no alto da página.
• Indicação, no caso de ilustrações como quadros, tabelas, fotografias e gráficos, seu número de ordem e os locais onde figurarão no texto, com indicação da fonte.
• Destaque de partes do texto em itálico, evitando usar negrito ou sublinhado.
• Inclusão, se for o caso, de notas explicativas no rodapé do texto, indicadas em sobrescrito, imediatamente após a frase à qual faz menção.
• Indicação de agradecimentos, quando necessários, após o texto.
• Inclusão de anexos/apêndices apenas quando estritamente necessários.
• Citações no texto deverão estar de acordo com a norma NBR 10520/2002 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), utilizando-se o sistema autordata.
• Referências bibliográficas, elaboradas de acordo com a NBR 6023/2018, devem aparecer em lista única no final do artigo em ordem alfabética, sendo a sua exatidão de inteira responsabilidade dos autores.
• Os dados e conceitos emitidos, bem como a originalidade, serão de inteira responsabilidade do autor.
• Observância de ineditismo do texto.
• Não será admitido plágio, ainda que parcial.
• Inclusão das URLs dos documentos ou informações citados que estiverem 

Sugere-se que o texto contenha introdução (incluindo problema, justificativa e objetivos ou a apresentação do tema do artigo), referencial teórico (quando for o caso), metodologia (ou descrição do desenvolvimento do projeto, se for a descrição de um trabalho profissional aplicado), análise, discussão, conclusões e referências bibliográficas.

Para envio de proposta de publicação de texto nas seções COLUNA “O LIVREIRO” e ESPAÇO DO ASSOCIADO, deve-se atender às normas anteriores, incluindo também:
• Para a seção Coluna “O Livreiro”, devem constar as seguintes informações:
        - Dados sobre a obra resenhada: título, autor, informações de catalogação;
        - Dados sobre o autor da resenha: nome completo, endereço eletrônico, filiação institucional.
        - Resenha: deve apresentar uma síntese clara da obra, apresentando os seus aspectos essenciais. Deve também trazer o ponto de vista do autor da resenha, com base em pesquisas bibliográficas ou na própria obra analisada.

• Para a seção Espaço do Associado, devem constar as seguintes informações:
        - Dados sobre o autor: nome completo, endereço eletrônico, filiação institucional.
        - Dados das obras quando for o caso, nos mesmos padrões definidos para a Seção “O Livreiro”.
         - Nesta seção, não haverá qualquer tipo de interferência do Comitê Editorial com relação à forma de expressão ou linguagem, desde que não se constitua em algum tipo de agressão a pessoas ou grupos, ou que se destine a defender ou agredir alguma bandeira político-partidária, grupo social, religião ou crença específicos.

A seleção dos textos para a seção VALE A PENA LER DE NOVO será de responsabilidade do Comitê Editorial, mas os leitores podem sugerir conteúdos, encaminhados ao e-mail revista.abdf@gmail.com, com devida justificativa. A autorização do autor para republicação será providenciada pelo Comitê Editorial da Revista Eletrônica da ABDF. Se possível, comentários do autor do artigo podem ser incluídos.
Todos os artigos terão a autoria final identificada, contendo nome completo, formação acadêmica, filiação institucional e endereço eletrônico de contato. disponíveis on-line.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.